quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Retrato - Cecília Meireles

Desafio nº 7


Retrato (by Selma Amaral)

Fios de cabelo
acinzentando a pia,
Sorrisos da cor
de um por do sol
Marcam o tempo.

As alegrias,
           Festas,
                        Danças,
                                     Juventude,
Ficaram na parede.                                                                                       


Retrato (Cecília Meireles)

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:                                            
- Em que espelho ficou perdida                                                                                       
a minha face?

Comentário: 
Pensei no Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde, no tempo que parou enquanto o retrato envelhecia. Pensei em quantas vezes olhamos as fotos e não acreditamos que o tempo passou. Os espelhos não falam, os retratos sim.
Vou confessar: este poema de Cecília eu já conhecia, mas não me lembrava dos detalhes. Realmente voltei minha mente a Dorian Gray e ele me inspirou.
No final, acho até que os textos conversam...
Mas hoje não gostei da experiência. Pareceu uma paródia...

2 comentários: