quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fichamento textual - Fichando um livro

O fichamento é uma atividade relacionada à leitura. Assim, para fazer o fichamento de um livro, é

necessário lê-lo atentamente. 

Penso que devem ser feitas no mínimo duas leituras do texto a fichar. Antes de iniciá-la, no entanto, anote todas as informações relacionadas à referência bibliográfica: nome completo do autor, nome do livro, tradutor, se for livro estrangeiro, edição, cidade, e ano. Modelo abaixo.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 7.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

Feito isso, inicie a primeira leitura, que sempre deve estar acompanhada de marcações (grifos) das ideias principais. Podem-se sublinhar as definições, exemplos dados, autores que discorrem sobre o tema, ideias refutadas, locais, datas importantes, etc. Em seguida, passe um traço vertical ao lado do parágrafo onde algo foi sublinhado. Caso, durante a leitura, você se lembre de algum autor ou texto que também discorra sobre o tema, concordando ou discordando da ideia, faça um lembrete na margem superior ou inferior na mesma página, utilizando um asterisco para remeter ao trecho em questão.

Se o livro ou texto que está sendo lido não pode receber anotações (por ser exemplar de biblioteca, por exemplo), separe um bloco ou caderno e, conforme surgirem trechos importantes, anote as páginas e os parágrafos de modo que possa localizá-lo com facilidade quando necessário.

A segunda leitura é feita após concluída a primeira fase. Pode ser feita por capítulo, no caso de livro muito extenso ou complexo, ou ao final. Tendo em mãos o texto lido e o caderno de anotações, transcreva todos os trechos sublinhados página por página. Se preferir, faça-o diretamente em um computador, caso queira arquivar as fichas em arquivo eletrônico. Anote todas as ideias, dúvidas, exemplos que surgirem durante a transcrição, pois serão úteis para o momento da escrita do seu próprio texto.

Por fim, marque em sua anotação, de forma clara, os temas discutidos pelo autor, seus objetivos, seus argumentos e as conclusões.

A primeira parte de seu fichamento textual está concluída. 
Por: Selma Amaral

3 comentários:

  1. Obrigada Selma, estou nesse momento! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Espero que ajude. Os próximos serão sobre a escrita do texto...

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, amiga! Parabéns pelo trabalho!
    Vou recomendar o blog. É um prazer acompanhar suas publicações. Beijo! Melissa

    ResponderExcluir