terça-feira, 7 de maio de 2013

Como fazer um fichamento?


COMO FAZER UM FICHAMENTO?

Fichamento é uma anotação que se faz com o intuito de aprofundar a leitura de um texto, visando, geralmente, à escrita de resumos, resenhas, monografias etc.

 Fichamento textual Fichamento temático Fichamento bibliográfico



O fichamento textual é aquele que tem como foco a estrutura do texto, apresentando as ideias principais, os argumentos, objetivos justificativas, e conclusões do autor.

O fichamento temático é aquele em que o ponto principal é o tema tratado; sobre o que trata o texto e, a partir daí, traçam-se os conceitos discutidos ou fatos e ideias presentes. É comum que sejam feitas transcrições (citações) de trechos que possam oferecer respostas aos conceitos ou ideias destacados. Por exemplo, o tema é aborto, então, quando o autor traça a definição de aborto, “ entende-se que aborto é...”, deve-se “copiar” o trecho, lembrando-se de anotar a página da qual foi retirada a frase ou parágrafo.

O fichamento bibliográfico é uma espécie de sinopse (pequeno resumo) do livro que se pretende estudar, anotando o tema que será abordado, e apresentando um breve comentário sobre a ideia principal a ser discutida na obra. Pode ser feito a partir de dados fornecidos na Introdução do livro, contra capa e orelhas, sempre antes da leitura.

O que não pode faltar:
  •     Nome do autor, do livro, editora, cidade, edição, ano.
  •       Citações diretas (transcrição de trechos importantes do texto, com anotação da página)
  •    Citações indiretas (reescrita do trecho grifado que facilitará a utilização posterior na produção de uma resenha, por exemplo)        


Na próxima postagem: Fazendo um fichamento.

4 comentários:

  1. Vc sabe como se faz fichamento de poema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sueane. Tudo bem? Fichamentos geralmente são feitos a partir de textos em prosa, mas, no caso de poemas, mantenha siga mais ou menos a mesma estrutura. Primeiro, anote informações básicas do autor como local e data de nascimento, principais obras...
      Em seguida, anote is significados das palavras que você não conhece.
      Releia o poema com atenção para verificar as partes em que o poeta utiliza figuras de linguagem, por exemplo, em "Mar português", Fernando Pessoa diz "...quanto do teu sal, são lágrimas de Portugal". Aqui, Pessoa quer dizer os portugueses choraram muito por causa de momentos em sua história em que muitos jovens saíram para as navegações, o que representava o desconhecido e muitos não retornavam. Veja que Portugal não chora, quem chora são as pessoas.
      Faça essa leitura verso a verso e depois, unindo as ideias, anote esse sentido (conotativo) estrofe por estrofe.
      No final, relendo suas anotações, você poderá obter o sentido do poema todo.
      Espero ter contribuído.

      Excluir