sábado, 13 de abril de 2013

O que é uma quadra poética?


Quadras são pequenos poemas formados por uma estrofe de quatro versos. Rimam-se, geralmente, o segundo e o quarto versos. Os temas são simples e muito ao gosto popular, como estes de Fernando Pessoa.


Quadras ao gosto popular (by Fernando Pessoa)

Cantigas de portugueses
São como barcos no mar — 
Vão de uma alma para outra 
Com riscos de naufragar.

Eu tenho um colar de pérolas
Enfiado para te dar: 
As per'las são os meus beijos, 
O fio é o meu penar. 

A terra é sem vida, e nada 
Vive mais que o coração... 
E envolve-te a terra fria 
E a minha saudade não!

Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf. Acesso em 13 de abril de 2013)


Agora é sua vez: faça a sua também...





24 comentários:

  1. que quadras tao giras !!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Selma. Tudo bem interessante.
    Vou prestar mais atenção aos versos rimados, porque algumas vezes faço quadras não respeitando as rimas,talvez também o possa.
    Beijos na alma e linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia.

      Fiquei feliz com seu comentário.

      Gosto de pensar como os românticos ou os modernos, que não se "ligam" muito nas regras, assim, vale a alma, vale o coração. De repente, a palavra certa vai rimar só com o que segue por dentro e escorre junto com o sangue, dando vida ao que você escreve... desse modo, a rima não vai fazer muita diferença.

      Agora fiquei curiosa em ler uma quadra sua.

      Linda semana para você também!! ;)

      Excluir
    2. Dizem que para escrever uma quadrinha
      Precisa-se de inspiração.
      Por isto te digo, amiguinha:
      - Abra mais teu coração.
      -

      Excluir
    3. Gostei muito, Edelson. Realmente, pra ter inspiração é necessário abrir o coração. Mande outras.

      Excluir
  3. Boa tarde, Selma.
    Escrevo poesias no meu blog pessoal "Redescobrindo a Alma".
    Também escrevo no Recanto das Letras assinando como Patrícia Pinna.
    Tenho no FB uma página chamada "A Poesia de Patrícia Pinna.
    Sigo o que a inspiração me diz.
    Tenho uma veia mais dramática, gosto disso, mas também falo do amor leve.
    Quadras passarei a publicar.
    Edpero que vá aos meus espaços e deixe seus comentários por lá.
    Tudo de bom e excelente semana.
    A alma é o centro de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou visitar suas páginas. Com certeza. E seguir a inspiração, isso é tudo. Um brinde à alma, um brinde à vida!
      E obrigada pela visita.
      Venha sempre e visite minha página no face: @vidapoemasepoesias

      Excluir
  4. Olá Selma eu escrevo poemas, e vou deixar aqui um que escrevi ontem para você ler , depois se quiser dar a sua opinião agradeço imenso

    Coração de ouro

    Eu vejo nesses teus olhos
    O poder que há em ti
    O poder de amar
    Algo que nunca vi

    Esse teu sorriso
    Que me faz encantar por ti
    Es tudo o que eu preciso
    És o meu paraíso

    Tu tens algo especial
    Que me faz querer amar
    Cada vez mais
    Isto não é normal

    Pois é amor
    Tu tens um coração de ouro
    Pois é amor , amor...
    Tu és o meu tesouro

    Tu és lindo,carinhoso
    Tu és especial
    És meigo e charmoso
    És fora do normal

    Contigo me sinto segura
    Contigo não há perigo
    Tu és uma doçura
    És o meu abrigo

    Prometo-te sempre te amar
    E sempre respeitar
    Este nosso amor
    Jamais vai acabar

    Pois é amor
    Tu tens um coração de ouro
    Pois é amor, amor...
    Tu és o meu tesouro

    Só tu e eu
    Os dois neste mundo
    Sabendo que tu és meu
    A cada segundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia.

      Amei suas quadras. Simples e com um frescor que combina com a primavera.

      Não pare de escrever!

      É isso que alimenta a vida.

      Excluir
  5. Hoje eu vi uma mulher
    que desbancou meu juízo
    porem quando acordei
    o sonho foi impreciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto das quadras porque possibilitam uma escrita simples. A sua ficou ótima! Desculpe não ter comentado anteriormente.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Sim. As quadras, por serem simples, possibilitam que qualquer um de nós seja um poeta, rs.

      Excluir
  7. Sempre escrevo as quadras..
    Sem obedecer os padrões..
    Vou consultar se enquadra..
    Minhas novas criações..

    #E agora ? Me dê uma luz! Tem sílabas poéticas também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso! Nas quadras, você precisaria rimar apenas o segundo verso com o quarto e você rimou também o primeiro verso com o terceiro. Ou seja, ficou mais complexo. Faça mais, essa ficou um charme.

      Excluir
    2. Obrigado Selma Amaral!!
      Que bom que gostou da quadra.. Abraços e Ótimo 2020

      Excluir
  8. João Leite Figueiredo ---ou-João João Leite Figueiredo (no Face) Em 22/12/19...10,30 Hoje, tive muito prazer em saber de sua existência. Uma amante da poesia e possuidora de fecunda inspiração. Gostaria que acessasse a minha página no Facebook. Já fiz algu mas publicações e gostaria de sua opinião, a respeito. Obrigado. João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João. Muito obrigada por estar por aqui. Não tenho muitas pretensões. É apenas um blog para quem gosta de ler e escrever, quem gostar, é só postar. Acessei sua página no facebook. Muito bom. Atualmente, estou meio perdida (ou achada, rsrs) em algumas leituras acadêmicas, mas voltarei lá em sua página e lerei calmamente seus textos. Dos que li, gostei bastante.

      Excluir
  9. Observação: estou me dirigindo a Selma Amaral; de quem aguardo atenção e resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata. Resposta acima. E seguimos 2020 com muitas leituras e muita poesia na vida. Abraço.

      Excluir
  10. De manhã, que medo
    que me achasses feia.
    Acordei, tremendo,
    deitada n'areia.

    Mas logo os teus olhos
    disseram-me que não
    e o sol penetrou
    no meu coração.

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha!!! Tenho a impressão que você é poeta. As palavaras foram muito bem escolhidas e trabalhou com rimas ricas e rimas raras (o que é bem difícil. E tudo sem perder a poesia. ��

    ResponderExcluir