sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Por que ler Charles Dickens?

Olá amigos, voltei!!!

Quando era adolescente, li Oliver Twist de Charles Dickens. Naturalmente era uma adaptação. Vários e vários anos se passaram sem que eu lesse algo desse autor. No final do ano passado, visitei uma livraria e comprei o livro Grandes esperanças de Charles Dickens, que acabou na estante. Na época estava lendo Elias Canetti (em outro momento falarei um pouco sobre Canetti) e não quis interromper a leitura.
Nos primeiros dias de 2013, percebi que não estava lendo nada e fiquei preocupada. O que ler? Havia muitas opções. Deparei-me, no entanto, com Dickens. E uma "grande esperança" surgiu em meu coração (percebeu o trocadilho?).
A leitura está ótima! Este Dickens me conquistou. Que narrativa! Como ele descreve bem. Tenho a impressão de ver a cena na minha frente. Consigo até imaginar a voz das personagens. Exagero? Não! Acho apenas que estou apaixonada. Era apaixonada apenas pelas descrições de Saramago, mas esse Dickens...

Ah "muleque". Escreve muito.

Ainda  não concluí a leitura, mas não tenho pressa Estou degustando calmamente. Estou lendo e aprendendo. Aprendendo a escrever e sobretudo aprendendo a entender a alma humana. Como enfrentar os dilemas da vida sem trair nossos amigos?


Não repare na forma em que me refiro no presente ao falar dessas feras, a questão é que para mim, os escritores estão vivinhos por meio de sua obra.

Bem, para não ficar apenas em minhas palavras, vai aí um trechinho:

"Desde aquele tempo, já muito distante agora, com frequência me ocorre o pensamento de que poucas pessoas sabem quantos segredos guardam as crianças sob o impacto do terror. Não importa que o terror seja ilógico, desde que terror seja. Inspirava-me um terror mortal o rapaz que queria  meu coração e meu fígado; e também o meu interlocutor com ferro na perna e também eu mesmo, que fora obrigado a fazer uma promessa tremenda; não tinha eu esperança de me salvar através de minha irmã todo-poderosa, que me repelia a cada passo; tremo de pensar no que eu teria sido capaz de fazer, se me mandassem, sob o impacto de meut terror secreto". (Dickens, Charles. Grandes Esperanças. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012, p.48)

Por que ler Charles Dickens?

Porque ele é ótimo!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário