quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Desafio Cecília Meireles n º 2 - Motivo

Motivo (by Selma)

Quero mais é um mundo maluco
Não procuro mais o homem certo,
Não ouço mais os clássicos,
O jazz, o soul.

Não quero te encontrar
no meu avesso.

Não quero
Nada mais espero

Espero só saber por quê.


Motivo (Cecília Meireles)

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

se desmorono ou se edifico,
 se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

Comentário: Olha só! Enquanto eu não sei o porquê das coisas, Cecília já inicia dizendo o "motivo".
Enquanto eu tenho dúvidas, ela tem todas as certezas. Intrigante: meu penúltimo verso "nada mais espero"; o último verso da Cecília: "mais nada".
O que dizer disso?




Nenhum comentário:

Postar um comentário