quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Definição de "Noturno"

Que tal um pouco de literatura?

Forma de composição com caráter meditativo, é um termo mais empregado na música, de um vago devaneio, criada por Field e Chopin. Em arte literária, é um poema lírico peculiar do movimento pré-modernista hispano-americano. Caracteriza-se pela intensidade lírica, ritmo métrico, densidade melancólica e, como elemento estético, a sombra sugestiva da noite, à maneira de manto de tristeza. (TAVARES, Hênio.  Teoria Literária. 8.ed. São Paulo: Itatiaia, 1984, p.289)

Vejamos um pouquinho de J.G. de Araújo Jorge em "Trecho do Noturno":

É tarde já... Cheguei cansado, exausto, trago
dentro da alma um complexo estranhamente vago,
uma angústia que eu mesmo não sei definir...
Acabei de dançar, de beber, de sorrir...
Tenho os olhos ardendo, eu sei porque ainda há pouco
olhando-me no espelho tinha o olhar de um louco
e a palidez de um doente... E pensei para mim
que essa vida da noite é exatamente assim:
vale pela ilusão de que estamos contentes
ninguém sabe o que eu sinto... e quem sabe o que sentes?



quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SOBRE A AMIZADE E OUTROS DIÁLOGOS

Fiz aniversário. Ganhei de amigos do meu trabalho o livro Sobre a amizade e outros diálogos de Borges e Osvaldo Ferrari. Ainda estou me deliciando. Acredito que vá me demorar um pouco na tarefa de dar cabo dessa leitura. Primeiro o texto merece reflexão. Ler, reler, pensar um pouco, ler novamente. Em segundo lugar, em alguns casos, merece pesquisa. Vou procurar algumas informações sobre os temas abordados (até mesmo para entender melhor). Estou gostando das palavras que estou encontrando no livro. Fiquei feliz, ao menos elas não estão fugindo de mim.
Para completar, um trecho:

O relacionamento de amor é um relacionamento vulnerável, não? E exige contínuas confirmações, há dúvidas, e se alguém passa uns dias e não sabe nada dela, se desespera. Por outro lado, alguém pode passar um ano sem saber nada de um amigo, e isso não tem nenhum importância. A amizade, bem, a amizade não exige confidências, mas o amor sim. E o amor é um estado... de receio, é bastante incômodo, não? Bastante alarmante. Por outro lado, a amizade é um estado sereno, podemos ver ou não ver, saber ou não saber o que o outro faz.(BORGES, Jorge Luis. Sobre a amizade e outros diálogos.São Paulo: Hedra, 2009)

sábado, 4 de agosto de 2012

Receita de Praia e poesia

Receita doce: praia e poesia

Ingredientes:
Areia,
Mar
Água fresca
Uma bela manhã de sol.

Preparo:
Levante-se bem cedinho, coloque uma roupa confortável. Aquela que mais te agrada. Siga até a praia. Respire lentamente, retire os sapatos,  e caminhe lenta e calmamente até o mar. Pise a areia suavemente mas com firmeza. Aproxime-se das ondas. Observe o céu, o sol, o sol, o céu... Respire fundo. Entre no mar até que a água fresca toque seus tornozelos. Feche os olhos, eleve a cabeça aos céus e observe o dia que nasce, a bela manhã de sol. Veja a maravilhosa poesia que a natureza escreve todos os dias. De graça. Só para você!

Porção: Toda a humanidade, basta abrir os olhos.