Fichamento temático (by Selma Amaral)
Prepare-se: Você vai precisar de caneta, lápis, borracha, caderno de anotações; se preferir, um computador e o livro a ser fichado.
Como disse anteriormente, um bom fichamento deve ser precedido de uma boa leitura, que inclui todas as marcações feitas no livro; diretamente nele ou em post its.
Para o fichamento temático, a leitura deve ter como foco definições de conceitos do próprio autor ou citados por ele. Faça a leitura do texto, marcando (selecionando) todas as definições no próprio livro ou colocando
post its nas páginas em que há definições importantes (anote no
post it o parágrafo a que se refere (use os post its se for exemplar de outra pessoa ou de biblioteca). Após essa primeira leitura, releia o texto, anotando as definições já selecionadas no caderno de anotações ou no computador.
Anote, ao final de cada trecho selecionado, todas as informações bibliográficas (nome do autor, nome do livro, edição, cidade, editora, ano e página) caso se trate de citação de terceiros, anote também as referências do autor do fragmento.
Nomeie cada trecho de modo que facilite sua pesquisa posterior. Por exemplo, se o tema for Iluminismo escreva: Iluminismo - definição. O arquivamento deve seguir ordem alfabética.
Esse fichamento irá ajudá-lo no momento da escrita de monografias ou artigos. Geralmente, comete-se o erro de partir para escrita antes de ter sido realizado o fichamento. O que ocorre, então, é que a pessoa se lembra de ter lido em algum lugar e tem que folhear todo o livro a procura de algo que poderia estar sistematizado de maneira bem mais organizada. Além disso, fica fácil observar definições diferentes para o mesmo tema, dadas por autores diversos. Assim, seu texto fica mais rico, pois você poderá confrontar opiniões diferentes e escolher aquela que mais se enquadra com o que pretende defender.
Alguma dúvida?